Agenda do Xingó

AGENDA DO XINGÓ

Dia Atividade Horário Local
25/ago. Reunião ordinária do Xingó – Discussão dos textos:

CHEVALLARD, Yves. Sobre a Teoria da Transposição Didática: algumas considerações introdutórias. Revista Educação Ciência e Matemática. V.3, n.2, 2013. Disponível em:<http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/2338/1111>

MARANDINO, Martha. Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências. Revista Brasileira de Educação,  Rio de Janeiro ,  n. 26, p. 95-108,  Ago.  2004. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n26/n26a07.pdf>

16h ICS-Ufal
29/set. Reunião ordinária do Xingó – Discussão do texto:

LEITE, Miriam Soares. Constribuições de Basil Bernstein e Yves Chevallard para a discussão do conhecimento escolar. Dissertação de mestrado apresentando ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, 2004. Disponível em: < https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&[email protected]&msg=28#>

16h ICS-Ufal
27/out. Reunião ordinária do Xingó – Discussão dos textos:

NEVES, Késia Caroline Ramires; BARROS, Rui Marcos de Oliveira. Diferentes olhares acerca da Transposição Didática. IENCI – V16, n. 1, pp. 103-115, 2011. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/249/174>

DOMINGUINI, Lucas. A Transposição Didática como intermediadora entre o conhecimento científico e o conhecimento escolar. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v. 7, n. 2, nov. 2008. Disponível em: < http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/view/472/361>

ALVES FILHO, Jose de Pinho. Regras da Transposição Didática aplicadas ao Laboratório Didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 2: p. 174-182, ago. 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9006/13274

16h ICS-Ufal
24/nov. Reunião ordinária do Xingó – Discussão dos textos:

FRANÇA, Valnei Francisco de. O “entorno” da transposição didática da disciplina de sociologia no ensino médio do Paraná. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. 2009 (Capítulo 4). Disponível em: http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/27371/R%20-%20D%20-%20FRANCA%2c%20VALNEI%20FRANCISCO%20DE.pdf?sequence=1&isAllowed=y

SILVA, Janderson Pereira da. Transposição didática ou ressignificação pedagógica: o ensino de Sociologia no ensino médio. Disponível em: < http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2630/silva_janderson_pereira_da.pdf?sequence=3&isAllowed=y>

NOGUEIRA, Ailana Dellis Oliveira; SERRANO, Daiane Duprat; COSTA, Ana Maria Morais. A Transposição Didática dos conteúdos de Sociologia no Ensino Médio: limites e desafios. Anais do II Congresso Nacional de Educação, 2015. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID6272_08092015191442.pdf

 

16h ICS-Ufal

 

 

 

 

menu
menu