Publicações
Produções dos membros do Xingó relacionadas a temática “Ensino de Sociologia”

BODART, Cristiano das Neves; PEREIRA, Thiago Ingrassia. Breve balanço do subcampo “ensino de Ciências Sociais” no Brasil e o papel da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais – ABECS. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, v.1, n.1, 2017.

BODART, Cristiano das Neves; LOPES, Gleison Maia.  A Ciência Política nas Propostas Curriculares Estaduais de Sociologia para o Ensino Médio. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, v.1, n.1, 2017.

BODART, Cristiano das Neves. CIGALES, Marcelo Pinheiro. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): Um Estado da Arte na Pós-Graduação. Revista de Ciências Sociais. v.48, n.2, 2017.

BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel SampaioUm ” Raio-X ” do professor de Sociologia brasileiro: condições e percepções.  Estudos de Sociologia. v.2, n.22, 2016.

BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia na Pesquisa Acadêmca: entrevista com Ileizi Luciana Fiorelli Silva. Revista Café com Sociologia, v. 5, p. 224-239, 2016. ISSN/: 23170352.

BODART, Cristiano das Neves. O perfil do professor brasileiro de Sociologia do Ensino Médio e sua perspectiva da condição docente. Revista Inter-legere. V.1, n.18. 2016. ISSN: 1982-1662.

BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel Sampaio . O uso do Podcast como recurso didático de Sociologia: aproximando habitus. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 20, p. 137-153, 2015.  ISSN: 22366377.

BODART, Cristiano das Neves. O Ensino de Humanas em Pauta: Entrevista ao professor Amurabi Oliveira. Revista Clóvis Moura de Humanidades, v. 1, p. 6-14, 2015. ISSN: 24482269.

BODART, Cristiano das Neves. Fotografia como recurso didático no ensino de Sociologia. Em Tese (Florianópolis), v. 12, p. 81-102, 2015.  ISSN: 18065023.

BODART, Cristiano das Neves. Apresentação do Dossiê especial História do Ensino de Sociologia. Revista Café com Sociologia, v. 4, p. 2-7, 2015. ISSN: 23170352.

BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo. P. . Por uma história do ensino da Sociologia: diálogos entre Brasil e Argentina Entrevista com Diego Pereyra. Revista Café com Sociologia, v. 4, p. 156, 2015. ISSN: 23170352.

BODART, Cristiano das Neves; MARCHIOR, Cassiane. C. R. . Fundamentos do ensino de Sociologia Católica em uma escola normalista pública em 1935. Cadernos Eletrônicos de Ciências Sociais, v. 3, p. 18-38, 2015. ISSN: 23186933.

BODART, Cristiano das Neves. Fragmentos de Sociologia pré-acadêmica no ensino normalista de 1935. Em Debate (UFSC. Online), v. 13, p. 30-51, 2015. ISSN: 19803532.

BODART, Cristiano das Neves. Entrevista com Simone Meucci. Revista Café com Sociologia, v. 2, p. 84-90, 2013. ISSN: 23170352.

BODART, Cristiano das Neves. O uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia. Revista Café com Sociologia, v. 1, p. 13-26, 2012. ISSN: 23170352.

BODART, Cristiano das Neves. CIGALES, Marcelo Pinheiro. Debates em torno da História do Ensino de Sociologia no Brasil. In: Danyelle Nilin Gonçalves; Daniel Gustavo Macelin; Mauro Meirelles. (Org.). Rumos da Sociologia no Ensino Médio. 1ed.Porto Alegre: CirKula, 2016, v. 1, p. 23-42.

BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia e a formação do professor: Uma entrevista com Evelina Antunes Fernandes de OliveiraRevista Café com Sociologia, v. 5, n. 3, p. 236-242, 2016. ISSN: 23170352.

FERREIRA, Vanessa do Rêgo. AMURABI, OLIVEIRA . A Reforma Curricular em Alagoas e o ensino de Sociologia. Revista Espaço do Currículo (Online), v. 8, p. 453-470, 2016. ISSN: 19831579.

FERREIRA, Vanessa Rêgo; OLIVEIRA, Amurabi; BURIGO, B. D. ; BOUTIN, F. B. . Pesquisa de campo sobre Ensino de Ciências Sociais: alguns desafios metodológicos. Em Debate (UFSC. Online), v. 13, p. 13-29, 2016.

FERREIRA, Vanessa Rêgo; OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de sociologia como um campo (ou subcampo) científico. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 37, p. 31-39, 2015. ISSN: 18078656.

FERREIRA, Vanessa Rêgo; OLIVEIRA, Amurabi ; SILVA, C. F. Percurso e singularidades do ensino de Sociologia em Alagoas . Saberes em Perspectiva, v. 4, p. 13-33, 2014. ISSN: 22377891.

FERREIRA, Vanessa Rêgo. Ensino de Sociologia: Currículo, metodologia e formação de professores.. Inter-Legere (UFRN), v. 13, p. 426-429, 2013.  ISSN: 19821662.

FLORÊNCIO, Maria Amélia de Lemos. A Sociologia no Ensino Médio: a trajetória historica no Brasil e em Alagoas. In: PLANCHEREL, Alice Anabuki; OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de. (Org.). Leituras Sobre a Sociologia no Ensino Médio. Maceió: EDUFAL, 2007.

MELO, Valci; FERREIRA, Vanessa do Rêgo. A presença/ausência da (nova) Sociologia da Educação nas dissertações sobre o ensino de sociologia na educação básica. Holos (Natal. Online), v. 6, p. 145, 2015.

MELO, Valci; FERREIRA, Vanessa Rêgo. O lugar da Sociologia da Educação e da Nova Sociologia da Educação nas dissertações de mestrado sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica.. In: Evelina Antunes F. de Oliveira; Amurabi Oliveira. (Org.). Ciências Sociais e Educação: um reencontro marcado.. 1ed.Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2015, v. 1, p. 143-163.

MELO, Valci. O ensino de Sociologia e as políticas de indução curricular do Ensino Médio brasileiro. Revista Espaço do Currículo.  v.9, nº3, 2016. ISSN: 1983-1579.

MELO, Valci. O discurso oficial de educação para o exercício da cidadania e o papel do ensino de Sociologia. Revista HISTEDBR On-line, v. 16, p. 338-357, 2016. ISSN: 16762584.

MELO, Valci. Configurações e desafios do ensino de Sociologia no Sertão Alagoano. Em Debate (UFSC. Online), v. 2,  44-66, 2015.  ISSN: 19803532.

MELO, Valci. Ensino de sociologia: múltiplos olhares de um “campo de pensamento” em construção (resenha). Revista Educação em Questão (Online), v. 49, p. 230-234, 2014. ISSN: 19811802.

MELO, Valci. Na contramão: a Sociologia como possibilidade educativa emancipadora no Ensino Médio. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 12, p. 83-90, 2012. ISSN: 15196186.

SOUZA, Jordânia de Araújo ; MARINHO, Noélia Nunes; GAUDENCIO,  Júlio Cezar. Ensino e docência: desafios para a formação e atuação de professores de Sociologia/Ciências Sociais. Política & Sociedade (Impresso), v. 14, p. 63-86, 2015.

menu
menu