Evento – Mesa de debates sobre a formação docente em Ciências Sociais

Evento – Mesa de debates sobre a formação docente em Ciências Sociais

Evento – Mesa de debates sobre a formação docente em Ciências Sociais

 

No dia 01 de março de 2017 foi promovido uma mesa sobre formação docente em Ciências Sociais, ocorrida no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas.

A mesa foi parte do projeto do Instituto de Ciências Sociais, denominado “Ciclo permanente de debates”, que se realizou, nesse momento, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia, o qual embora não tenha uma linha de pesquisa específica voltada ao ensino de Sociologia, passa a ter maiores condições de acolher pesquisas sobre essa temática (Ensino de Sociologia e Formação de Professor de Sociologia).

O objetivo foi provocar reflexões em torno dos modelos formativos de professores de Sociologia e suas implicações, os impactos gerados pela possível descontinuidade do PIBID, a importância da formação continuada para a prática docente e os decorrentes impactos do retorno da Sociologia no Ensino Médio sobre o perfil dos ingressos no curso de Ciências Sociais (Ufal).

 

Expositores:

Amurabi de Oliveira. Que já foi professor desta universidade, possui Licenciatura e Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é chefe do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina e professor dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política e em Educação dessa mesma instituição. Dentre os temas que vêm se dedicando estão o Ensino de Ciências Sociais e a Formação de Professores de Ciências Sociais.

 

Júlio Cézar Gaudêncio da Silva. Professor desta casa, é graduado em Ciências Sociais, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. É, atualmente, Coordenador do Curso de licenciatura em Ciências Sociais desta universidade. É Líder do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais, bem como coordenador do subprojeto de Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e vem desenvolvendo pesquisas e trabalhos na área de ensino de Sociologia/Ciências Sociais.

 

Welkson Pires da Silva. É professor da casa, atuando com formação de professores de Sociologia, graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais e vem se dedicando ao tema de ensino de Sociologia.

 

Evelina Antunes Fernandes de Oliveira. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é pesquisadora – Núcleo de Memória das Ciências Sociais em Alagoas e professora da casa. Dentre os temas que vem se dedicando está o Ensino de Sociologia e a formação de professores em Ciências Sociais. Coordenou entre 2011 e 2016 o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID/Ciências Sociais.

 

Coordenação da mesa:

Cristiano das Neves Bodart. Licenciado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas, estando vinculado ao Centro de Educação dessa mesma instituição. Editor chefe dos Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Dentre os temas que vem pesquisando está o ensino de Sociologia. 

 

Registros do evento:

 

comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu