Mesa: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

No último dia 09 de dezembro de 2016, o Xingó promoveu uma mesa intitulada “FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO”. A mesma contou com a coordenação do professor Dr. Welkson Pires e participação, como expositores, do professor Ms. Fabson Calixto da Silva e dos alunos do curso de Ciências Sociais Arimax Marques, Edluza Maria Soares de Oliveira, Laiane da Silva Santos e Túlio Ismael Souza de Araújo. A mesa foi parte das atividades desenvolvidas no Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (CAIITE-2016).
Breve apresentação da proposta da mesa:
Desde a reinserção da Sociologia no Ensino Médio enquanto disciplina obrigatória, as Licenciaturas em Ciências Sociais – que, historicamente, eram bastante desvalorizadas em comparação ao Bacharelado – tiveram de repensar seus modelos de formação de modo a melhor qualificar futuros professores de Sociologia para a realidade do ensino escolar. Nesse contexto, os Estágios Supervisionados e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID emergem enquanto instrumentos fundamentais à formação docente, justamente por permitirem uma maior aproximação entre o estudante e seu futuro espaço profissional. Esta mesa redonda visa justamente refletir sobre as potencialidades formativas do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFAL, assim como a desses instrumentos como também expor relatos de experiência dos alunos sobre as expectativas de sua formação e dos impactos que o Estágio e o PIBID têm/tiveram sobre seu processo de formação.